E PROINFO


Mìdia – Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis

O autor fez uma pesquisa para mapear os trabalhos que vinham sendo realizados sobre ou através da mídia nas escolas de Ensino Fundamental. No seu trabalho de campo buscou dados em escolas Municipais, Estaduais e Particulares e pode observar que nas três escolas eram realizados esses trabalhos. Durante sua pesquisa ficou evidente que a mídia faz parte da vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral. Porém, ressalta que muitos professores estão despreparados  e ainda não sabem como utilizar essas tecnologias.
As escolas devem inserir essas ferramentas nas aulas e junto com os alunos refletir sobre a melhor forma de utilizá-las e explorá-las para complementar os assuntos discutidos nas aulas.
As tecnologias de informação e comunicação estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet ( blogs, sites de relacionamento, e nas produções midiáticas com textos sonoros, visuais e escritos) também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se comunicar, de se relacionar e de ter acesso às informações.
É fundamental que as escolas deem acesso a todos eles para que os alunos possam aprender refletir, criticar e criar através das tecnologias.
Hoje, a escola não pode estar alheia a esta forma de comunicação. Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas. Os professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio: auxiliar seus alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como um veículo de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário