Mìdia –
Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas
escolas de Ensino Fundamental em Florianópolis
O autor fez uma pesquisa para mapear os trabalhos
que vinham sendo realizados sobre ou através da mídia nas escolas de Ensino
Fundamental. No seu trabalho de campo buscou dados em escolas Municipais,
Estaduais e Particulares e pode observar que nas três escolas eram realizados
esses trabalhos. Durante sua pesquisa ficou evidente que a mídia faz parte da
vida dos alunos, dos professores e das escolas em geral. Porém, ressalta
que muitos professores estão despreparados e ainda não sabem como
utilizar essas tecnologias.
As escolas devem inserir essas
ferramentas nas aulas e junto com os alunos refletir sobre a melhor forma de
utilizá-las e explorá-las para complementar os assuntos discutidos nas aulas.
As tecnologias de informação e comunicação
estão presentes em todos os momentos na nossa vida através da internet ( blogs,
sites de relacionamento, e nas produções midiáticas com textos sonoros, visuais
e escritos) também através de rádios, televisão, celular. Junto com esses
diversos meios de comunicação vieram uma série de mudanças na nossa forma de se
comunicar, de se relacionar e de ter acesso às informações.
É fundamental que as escolas deem acesso a
todos eles para que os alunos possam aprender refletir, criticar e criar
através das tecnologias.
Hoje, a escola não pode estar alheia a esta
forma de comunicação. Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber
utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas. Os
professores, portanto, tem nas mãos um grande desafio: auxiliar seus alunos na
utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como
um veículo de expressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário